segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ensino Eficaz: Estratégias de compreensão de leitura


Compreensão de leitura é definida como o nível de compreensão de uma passagem ou texto. Reading, à taxa de 200 a 220 palavras por minuto é considerada como uma velocidade normal de leitura. Para as taxas de leitura normal, 75% é um nível aceitável de compreensão. Isso significa que se uma criança pode compreender o significado de pelo menos 75% do texto total dado, em seguida, é considerado como limites aceitáveis ​​para a compreensão de leitura.

Vários métodos são usados ​​para melhorar a compreensão da leitura, que incluem o treinamento da capacidade de auto-avaliar a compreensão, a compreensão testar ativamente usando um conjunto de perguntas e melhorando a metacognição. Ensino teórico (ensino conceitual) e um melhor conhecimento da língua também pode revelar de grande ajuda. Prática desempenha papel mais central no desenvolvimento e aperfeiçoar as habilidades de compreensão de leitura. A auto-avaliação com a ajuda de interrogatório elaborado e resumindo também ajuda.

Compreensão de leitura eficaz é o culminar de vocabulário masterização, fonética, fluência e habilidades de compreensão de leitura. Pessoa que tem boas habilidades de compreensão é considerado como leitor ativo, com uma capacidade de interagir com as palavras de compreensão do seu significado completo eo conceito por trás dele. Assim habilidade de compreensão de leitura distingue um leitor ativo de um leitor passivo, que acabou de ler o texto sem ter o seu significado.

Objetivos do Ensino de Compreensão em Leitura

* Para obter uma melhor apreensão de contexto, seqüência e os personagens narrados no texto.

* Os Algumas partes do texto pode confundir os leitores. Habilidades de compreensão de leitura funciona neste aspecto para ter uma idéia clara do significado do texto.

* Ajuda a criar o questionário com base no texto sobre o tema ou idéia. É muitas vezes ajuda na melhor compreensão do parágrafo disse.

* Ela ajuda a vincular o caso de narração com nossas experiências anteriores e prever o próximo evento provável no curso com base na informação dada na narração.

Testes

Leitura compreensão testes sempre se mostrou uma ótima ferramenta na avaliação das habilidades do aluno, pois proporciona um feedback sobre seu progresso. Também aumenta a capacidade de auto-julgar a nós mesmos, desde que tais testes são cuidadosamente projetados. O teste de compreensão cuidadosamente projetado é um. Inteligentemente construído um conjunto de perguntas dirigidas ao resumo significado global do texto, incluindo significados mais importantes das palavras O questionário pode ser de diferentes tipos, como pergunta aberta, formatos fechados ou questões de múltipla escolha.

Inventário de Leitura Informal (IRI)

Em 1930, a necessidade para o protocolo de leitura avaliação deu origem a Legado Avaliação de leitura. Esta avaliação é principalmente orientados para a identificação e solução para a inibição particular para o processo de aceleração na compreensão de leitura por estudante. Isso deu uma espécie de modelo através do qual os professores podem avaliar o progresso do aluno na leitura. Estes leitores de aprendizagem são conhecidos como leitores basais.

Assim surgiu o Inventário de Leitura Informal (IRI), que é uma lição em sala de aula baseada em orientação e acompanhamento do sistema de progresso. No entanto, devido à sua construção laborioso, outro formato é construído conhecido como critério de inventário leitura a partir Informal.

Um IRI fornece uma boa descrição de três níveis de progresso compreensão de leitura de importance.1 imenso. Nível de frustração ou incapacidade de Nível onde a precisão palavra decodificação é apenas abaixo de 90% com precisão compreensão abaixo de 70%.

2. Nível de instrução ou capacidade suportada com orientação, onde a precisão palavra decodificação é de cerca de 90% com precisão a compreensão em torno de 75%.

3. Nível Independente em que o aluno não necessita de ter a assistência mais precisão palavra decodificação bem acima de 97% com precisão compreensão abaixo de 90%.

Inicialmente IRI desde que o quadro para registrar as respostas às questões colocadas, a ser analisado mais tarde para descobrir as áreas fortes e cinza de estudante. No entanto, hoje em dia também oferece muitos add-ons para obter uma imagem muito mais elaborada do seu progresso.

Inventário de Leitura Pensamento-Informal (IR-TI)

Além disso, em 1995, Manzo e McKenna desenvolveu uma inovação como Inventário de Leitura Pensamento-Informal, que destina-se a outras áreas relacionadas, como pensar o desenvolvimento do aluno além de sua palavra eo poder de decodificação precisão compreensão. Ele tem um formato que facilita a ferramenta de medição adicional de maior progresso cognitivo e compreensão. Ele mede o progresso em três níveis - como é bom o aluno é em linhas de leitura, lendo nas entrelinhas e leitura para além das linhas (inferência, reconhecimento e sua interpretação e aplicação). O aspecto mais significativo do IR-TI é o julgamento separado faz da compreensão básica e separadamente da crítica construtiva compreensão.

Procedimento

Leitura Informal e Inventário de Pensamento (IR-TI) fornece um conjunto de listas de palavras graduados onde cada lista é construído em uma dada dificuldade de grau específico. Estas listas são dadas aos alunos que marcam a primeira etapa de testes para medir seu nível de independência. Recomenda-se sempre para dar ao aluno o mais fácil primeiro passo e depois passar gradualmente aos mais difíceis para aumentar sua confiança. Listas graduadas são encontrados como uma ferramenta rápida e eficaz na avaliação dos níveis dos alunos.

Depois de listas graduadas, passagens graduais são dadas para o aluno. O aluno é convidado a ler a passagem em voz alta, e depois responda às perguntas. Durante a leitura, o professor registra qualquer "resposta inesperada", como omissão, substituição, inserção, auto-correção, repetição e hesitação. Uma vez que o estudante termina com a sua leitura, o livro é mantida fechada e as questões relacionadas será solicitado. A pontuação é feita com base em respostas dadas ea precisão da leitura e sua fluência.

Os esforços são colocados continuamente para aprimorar este formato e estão focados no desenvolvimento de uma visão de mundo, que é considerado como o estágio mais elevado de compreensão de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário