segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ensinar as crianças a trabalhar em grupos


É uma triste realidade que as crianças de hoje estão se tornando ferozmente independente ao ponto de não necessitar a ajuda ou mesmo a presença de outra pessoa na sua vizinhança. É verdade que se tornar independente não é algo que deve ser considerada lamentável, mas honestamente acho sobre isso: se seu filho se recusar a interagir com outras crianças na escola? Será que ele insiste em jogar com os seus próprios brinquedos e não compartilhá-las com alguém? Esteja avisado que estes podem parecer assuntos triviais agora, mas como ele cresce, ele pode virar um problema. Seria altamente inadequado esperar que uma criança a compreender o valor de trabalhar em grupo, em tão tenra idade. Assim, torna-se a responsabilidade dos mais velhos ao seu redor para educá-lo sobre o papel vital que o trabalho em grupo joga e vai jogar em sua vida. Este artigo Buzzle vai lhe dar algumas idéias sobre como fazer isso.

Como ensinar crianças a trabalhar em grupos

As crianças têm um carinho inocente neles. Eles também têm um excepcional nível de inteligência que a maioria de nós não conseguem perceber. Ensinar as crianças a trabalhar em grupos envolve a escutas hábil da inocência, calor e inteligência que possuem e mostrando-lhes as maravilhas que a combinação pode criar! No entanto, simplesmente sentar-se um grupo de 5 ou 7 anos de idade, dando-lhes uma palestra não vai fazer o truque. Você precisa colocar a sua criatividade para trabalhar e chegar a formas únicas para fazer perceber o valor do trabalho em grupo, por si só. Dada a seguir são alguns métodos que você pode usar para fazer isso.

Storytelling

As crianças têm maravilhosas capacidades imaginativas. Eles podem vir com histórias vivas sobre os tópicos mais vagas e ser extremamente criativo sobre eles. De acordo com esta imaginação vívida de que eles possuem, você pode inventar sua própria maneira de mostrar como eles podem beneficiar de trabalhar em grupos, contando-lhes histórias diferentes em que você irá destacar que os personagens conseguem o que querem, só porque eles trabalharam como um grupo e não individualmente. Contar histórias é uma das melhores maneiras de obter o seu ponto de vista, especialmente para crianças e jovens. Eles estão em uma idade muito vulnerável, receptivo e ainda irá absorver o que você diz em formato de história e colocá-lo em prática em suas vidas, porque eles são muito influenciados pelo que ouvem como histórias.

Ensino Prático

Se você é um professor que quer fazer as crianças de sua classe a aprender a trabalhar em grupos, então você pode incorporar a idéia em diferentes atividades em que as crianças terão de trabalhar em grupo para obter os resultados desejados. Por exemplo, dentro das horas de sua classe, você pode pedir as crianças para resolver enigmas de Jigsaw em grupos, como parte de um exercício. Eles vão ver que quando trabalham em grupo, são capazes de colocar o quebra-cabeça muito mais rápido do que se eles fizeram isso sozinhos. Você também pode envolvê-los em jogos e artes e projetos de artesanato que irá mostrar-lhes que, trabalhando juntos torna o trabalho mais fácil e mais rápido.

Competições saudáveis

Crianças nos dias de hoje são mais competitivos do que nunca. É tudo sobre a obtenção de primeiro lugar e ser o melhor em tudo o que eles fazem. Você pode usar essa veia competitiva neles para educá-los que grudem umas nas outras como um grupo é mais importante do que a vitória. Realizar corridas como relés de baton, carrinhos de mão etc e pop testes em equipes, ou envolvê-los nestes jogos de grupo para crianças, que irá mostrar-lhes que a vitória é importante, mas não tão importante como furar juntos como um grupo.

Experiências pessoais

Outra atividade interessante que você pode realizar para mostrar a seus filhos como o trabalho em grupo é vital, tê-los falar sobre o que a sua idéia de trabalho em grupo é. Você pode começar uma classe com uma pequena história sobre o trabalho de grupo, dar-lhes algum tempo para refletir sobre ele, e em seguida, pedir a cada um deles para chegar e dizer o que eles aprenderam com a história. Você ficará surpreso com o diferente é que eles têm sobre a mesma história. Você também pode dar-lhes uma tarefa de lembrar e contar a classe sobre os seus casos reais em que estar em um grupo ajudou-os a concluir uma tarefa em particular. Cada criança vai ter uma experiência maravilhosa para compartilhar.

Os pais, irmãos e professores são as pessoas mais influentes na vida das crianças e jovens. Assim, torna-se seu dever moral para ensinar as crianças a trabalhar em grupo e mostrar-lhes como benéfica que vai passar a ser para eles. Há pequenas formas de fazer isso, mas que não prejudique a sua vitalidade no futuro da criança. Então, comece hoje e ver seu filho transformado em um jogador da equipe maravilhosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário